Perguntas Frequentes

1 – Como consultar o laudo na Internet?
R: Entre no site: www.elielfigueiredo.com.br ; click na figura do telefone da tela inicial ou no menu pacientes, em seguida resultado do exame;  marque a opção desejada:  ( ) médico, ( ) paciente, ( ) laboratório; digite o nº do paciente (nº em negrito localizado no boleto de atendimento acima do nº do registro) em seguida digite sua senha. Click na data  desejada e obtenha seu resultado. Para imprimir, click em imprimir.

2 – Esqueci minha senha de acesso no site. Como faço para resgatá-la?
R: Clicar em paciente e em esqueci minha senha

3 – O resultado do exame pode apresentar alguma alteração caso o paciente esteja fazendo uso de algum medicamento?
R: Os resultados dos exames laboratoriais sofrem influência de estado fisiológicos, patológicos, uso de medicamentos e outros interferentes, inclusive, em alguns casos podem apresentar resultados falso-positivos ou falso-negativos. Muitos exames tem, abaixo dos resultados, esclarecimentos que ajudam na sua perfeita avaliação. Cabe, somente, ao médico a interpretação correta dos resultados.

4 – Como devo me preparar para fazer os exames?
R: A lista com o preparo para todos os exames se encontra na seção: EXAMES. Você pode fazer a consulta digitando o nome do exame no campo apropriado ou consultar na lista de exames, ordenada alfabeticamente. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (21) 2450-8200.

5 – Fui à unidade coletar e /ou entregar diferentes materiais (exemplo: sangue,fezes,urina), mas um (ou mais) dos materiais não foi (ou não foram) entregue (s). Como devo proceder? É possível prorrogar o prazo para entrega?
R: Sim, basta levar este material em qualquer unidade Eliel Figueirêdo.

6 – É permitido beber água?
R: Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames. Porém, em determinados materiais (secreções e outros) deve-se seguir a orientação do preparo de exames.

7 – Como devo proceder para fazer parte da equipe Eliel Figueirêdo?
R: Entre na seção CURRÍCULO que se encontra um nosso site. Lá você encontrará informações sobre como cadastrar seu currículo.

8 – Ao coletar urina para exame, por que se deve desprezar o primeiro jato?
R: O chamado jato “médio” é o material que melhor apresenta o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

9 – O cigarro interfere no resultado dos exames?
R: O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for colher o exames, porém a avaliação final será do médico.

10 – O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados dos exames?
R: Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.

11 – Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre?
R: Em tese não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável  antes de coletar  o  material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.

12 – Pode haver alteração no resultado do exame durante o período menstrual?
R: O exame de urina, por exemplo, pode apresentar alteração se realizado durante o período menstrual. No entanto, se houver urgência na coleta do material, deve-se fazer assepsia local na hora do exame, além do uso de absorvente interno, para que o sangue menstrual não se misture à urina.

13 – Durante o período menstrual a mulher pode fazer exame de sangue?
R: As mulheres podem realizar exame de sangue ou qualquer tipo de exame durante o período menstrual. Mas é importante informar ao médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.

14 – Os resultados dos exames laboratoriais podem apresentar alteração após atividade física?
R: Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O ideal é o paciente encontrar-se em situação de repouso antes de realizar exames.

15 – Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames?
R: O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado do mesmo, ficando a dieta a critério médico.

16 – É obrigatório estar em jejum para realizar exames de sangue?
R: Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os itens solicitados no pedido médico requerem jejum. O hemograma simples é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário. A Central de Atendimento do laboratório Eliel Figueirêdo está apta a informar quantas horas de jejum são necessárias para realização de cada exame ou se preferir, verifique no item exames.

17 – Algumas vezes há diferença nas orientações fornecidas pelo médico e pelo laboratório em relação ao jejum para realização de certos exames. Por que isso acontece e qual orientação se deve seguir?
R: O Eliel Figueirêdo ressalta a padronização de seus resultados, porém por indicação do médico solicitante é aceitável sua orientação para o procedimento do exame.

18 – É necessário estar em jejum para realizar o exame de fezes?
R: Não

19 – O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia?
R: Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer quatro horas sem urinar para gerar o volume ideal para análise.

20 – A coleta para o exame de urina deve ser realizada no laboratório?
R: O paciente pode realizar a coleta fora do laboratório, porém é necessário que esse material seja entregue no máximo duas horas depois de colhido, em nossas unidades.

21 – O uso de cremes ou óvulos vaginais podem interferir no resultado do exame de urina?
R: Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame, além de uso de absorvente interno.

22 – Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha fica arroxeado. Por quê?
R: O hematoma ocorre quando o sangue “vasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta, ou ainda devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue, além de fazer esforço físico como por exemplo segurar peso.

23 – Posso receber o resultado de meus exames pelo telefone?
R: Não. Apenas o BHCG, Glicose e Tap/Ptt

24 – É possível que um portador retire os resultados dos meus exames sem apresentar os comprovantes?
R: Não. Somente com o boleto ou o próprio apresentando documento com foto

25 – O que é e para que serve um antibiograma?
R: Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.